O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Copel começa processo de privatização de termelétricas

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciou o processo de privatização com duas usinas termelétricas, que são movidas a fontes de calor. Em uma delas, que fica na região de Curitiba, a proposta de venda já foi apresentada.

Segundo a Copel, o mercado foi informado da proposta em 8 de fevereiro. A companhia anunciou que também já começou a fase da intenção de venda de toda a participação da usina termelétrica de Araucária.

O comunicado diz que os compradores vão receber um memorando com todos os detalhes sobre a companhia e instruções sobre o processo de desinvestimento.

A termelétrica de Araucária é ligada ao sistema elétrico nacional e tem capacidade de 484 megawatts, onde é dona de 81% das ações.

Como é movida a gás, o custo de produção é mais alto do que o das hidrelétricas. Atualmente, quase 60% da energia do Brasil vem da produção hídrica.

A Copel também informou que vai devolver à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda nesse ano, a outorga da usina termelétrica de Figueira, no Norte Pioneiro, que é movida a carvão.

De acordo com a companhia, as usinas continuarão existindo para casos de emergência, como aconteceu durante a crise hídrica, só que não serão mais controladas pelo governo.

Dinheiro

A Copel ainda não divulgou quanto a venda das empresas deve render aos cofres da companhia. O presidente da pasta, Daniel Slaviero, disse que o processo está em avaliação e os recursos devem ser usados na própria empresa para melhorar a geração e distribuição de energia limpa.

Na Assembleia Legislativa, a oposição se articula contra a proposta. O deputado estadual Requião Filho (PT) afirma que vai procurar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o da União (TCU). O processo de privatização das ações da Copel está marcado para outubro deste ano.

Via G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Secretário de Estado da Saúde afirma que Paraná está em “colapso iminente” pela Covid-19

Paraná tem 20 cidades em situação de emergência; União da Vitória suspende as aulas

Cobra News (User)

Leilões dos primeiros lotes atendem principais desafios logísticos, diz Ratinho Junior

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais