O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Confira os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil, segundo o Inmetro

Saber o consumo de combustível de um carro é um fator determinante na hora da compra. Um modelo que gasta muita gasolina ou etanol, passa a pesar no bolso do motorista com o tempo.

E para orientar o consumidor referente ao gasto energético do carro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, divulgou no início deste mês a nova tabela de 2023, que indica quais carros gastam mais e quais gastam menos no Brasil.

O documento mostra informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no Brasil.

Vale lembrar que, desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).

Agora, confira a outra ponta, os 10 modelos que mais gastam combustível:

  • 10º Lugar – Volkswagen T-Cross, modelo Highline 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 9º Lugar – Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0T – 12 V
  • 8º Lugar – Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6-16V
  • 7º Lugar – VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 6º Lugar – VW Polo, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 5º Lugar – Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6-16V
  • 4º Lugar – Honda HR-V, modelo Advanced, motor 1.5T-16V,
  • 3º Lugar – Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6-16V
  • 2º Lugar – Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V
  • 1º Lugar – Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ5, motor 1.8L – 8V

Manutenção do carro

Segundo o engenheiro mecânico Denis Marum, o consumidor deve saber que há veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro em função da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.

Marum explica que as montadoras vivem nessa briga para ver qual carro faz mais quilômetro por litro, mas, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, o selo que ele traz acaba não valendo muito.

“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, ressalta.

O engenheiro conta que, em um teste realizado em que participou, junto com outros profissionais, conseguiram medir a eficiência energética dependendo de quem estava dirigindo.

“Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção”.

De acordo com Marum, se o motorista não faz revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, enfim, o carro acaba gastando muito mais combustível.

“Ele não gasta para fazer a revisão, mas, por outro lado, acaba gastando no consumo de combustível. Calibragem de pneus é outro item importantíssimo. Toda vez que o motorista vai abastecer, tem que calibrar”, orienta.

Com informações:CNN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Impostômetro atinge R$ 2,4 trilhões e bate recorde

Nuvem de gafanhotos chega à Argentina e se aproxima do Brasil

Anvisa aprova novas regras para rótulos de medicamentos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais