O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná registra mais de 44 mil casos de violência doméstica em 2022

O Paraná registrou 44.493 novos casos de violência doméstica ao longo de 2022, segundo dados do Tribunal de Justiça (TJ-PR).

O dado representa um aumento em relação aos anos anteriores.

Em 2022, os meses que apresentaram mais registros foram fevereiro, com 4.182 denúncias, março, com 4.459 e agosto, com 4.198.

No mesmo ano, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), o estado registrou 274 casos de feminicídio ou de tentativa de feminicídio. Um aumento de 30% em comparação com o ano anterior.

Confira a quantidade de denúncias de violência doméstica desde 2019:

  • 2019: 42.843 registros
  • 2020: 43.038 registros
  • 2021: 42.539 registros

‘Espiral de violência’

Uma mulher, que prefere não ter a identidade revelada, relata que foi vítima de violência por parte do namorado. De acordo com ela, no início ele apenas demonstrava ciúmes, mas as atitudes começaram a piorar.

Segundo a vítima, houveram momentos em que ele a impediu de sair de casa. Mesmo após terminar o relacionamento, as agressões continuaram. A última aconteceu em agosto de 2022, quando ela decidiu procurar ajuda.

“Ele pegou e me bateu com um pano. Nesse pano tinha uma chavinha na ponta. Como eu não tinha ninguém, liguei para a minha mãe e ela falou que eu tinha que ter um pouco de calma, porque ela não sabia de tudo que vinha acontecendo. Hoje eu consigo ver: ali ele já tinha me proibido de todas as minhas amizades. Eu já não tinha amigos mais. Era só eu e ele que tinha que viver”, relata.

A psicóloga Simone Eloise Vicenti explica que, na maioria das vezes, a violência tende a escalar ao longo do tempo.

“É como se fosse uma espiral. Naquela relação que existia uma troca de ofensas ou uma proibição de sair com alguns amigos, pode sim se tornar uma violência física, uma violência patrimonial, uma violência sexual… E se agravar, no sentido de acontecer com mais frequência e ir aumentando a gravidade”, afirma.

Com informações:G1/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Mega-Sena: aposta do PR leva sozinha 2º maior prêmio do ano

Defesa Civil emitiu mais de 10 mil alertas de desastres naturais em 2021

Começa a avaliação nacional da educação básica nas escolas da rede estadual

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais