A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite terminou nesta sexta-feira (30), e o Paraná atingiu pouco mais de 66% do público-alvo. Dos 399 municípios do estado, somente 128 (32%) cumpriram a meta de 95%.
Segundo o Ministério da Saúde a meta era vacinar cerca de 620 mil crianças de com menos de 5 anos.
Desde 2016, a meta de vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos não é atingida. Em algumas cidades o índice está muito baixo, menos de 40%.
Cobertura no estado
Agudos do Sul tem um dos melhores índices de cobertura vacinal do estado, quase 110% das crianças receberam a vacina. O resultado veio por meio da busca ativa nas escolas e também com a ampliação do horário dos postos de saúde em duas horas a mais.
Desde o final de agosto, Paranavaí está vacinando as crianças nas creches, com isso 98,3% foram imunizadas. Na região, 17 municípios já passaram de 95% de vacinados e outros quatro já estão bem perto da meta.
Vacina
A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular, e incentivar a aplicação da dose de reforço, que o ocorre por meio da conhecida gotinha.
Desde 1994 a doença é considerada erradicada no Brasil, mas com a imunização em queda, a Organização Pan- Americana de Saúde declarou que o Brasil, e mais três países correm um risco muito alto da poliomielite voltar a atingir as crianças.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1