O então príncipe Charles se tornou imediatamente rei após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feita (8). Entretanto, a proclamação oficial da ascensão aconteceu no início da manhã deste sábado (10) em uma cerimônia do Conselho de Adesão no Palácio de St. James, em Londres. Ele vai continuar com seu nome, assim como a mãe, e será rei Charles III.
A reunião do Conselho, que tem duas partes, proclama o novo soberano e determina que o rei assine um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia.
Charles não participou da primeira parte da cerimônia, na qual foi formalmente proclamado monarca britânico.
No Palácio de St. James, diante de todos os ex-primeiros-ministros britânicos vivos, a premiê Liz Truss, e outros políticos de alto escalão, o príncipe William e a rainha consorte Camilla assinaram a proclamação junto de outras autoridades.
Após a primeira parte, Charles entrou na Sala do Trono do Palácio de St. James, anunciou a morte de sua mãe e reconheceu seus deveres como soberano.
Ao prestar homenagem à Elizabeth II, ele disse que “seu reinado foi inigualável em duração, dedicação e devoção. Mesmo enquanto sofremos, agradecemos por esta vida mais fiel”.
“Ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada, e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, rezo para a orientação e ajuda do Deus Todo-Poderoso”, acrescentou.
O monarca então assinou o juramento, que foi complementado com as assinaturas das testemunhas presentes.
A cerimônia de coroação de Charles III ainda não tem data para ser realizada, e deve acontecer em até um ano.
Com informações:CNN
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1