A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (23), o recolhimento e interdição de diversos lotes de vários fabricantes do medicamento losartana, usado para tratar pressão alta.
A agência recomendou que os pacientes que usam o remédio, mesmo que ele esteja entre os lotes afetados, devem continuar o tratamento, pois a medida é preventiva.
Em caso de dúvida ou se precisar de orientação, o paciente deve conversar seu médico.
“A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente”, reforçou a Anvisa.
Veja as orientações completas:
- A minha losartana está entre os lotes recolhidos. O que eu devo fazer?
- Como faço para trocar a minha losartana?
- Por que a Anvisa está recolhendo ou interditando os lotes?
1) O que eu devo fazer se a minha losartana estiver entre os lotes afetados?
Nesse caso, a Anvisa orienta que você continue o tratamento e converse com o seu médico se precisar de orientações.
É importante que você não pare o tratamento. Só troque de remédio quando já tiver uma nova caixa em mãos, pois parar o remédio pode trazer problemas imediatos à saúde – como derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca, inclusive com risco de morte.
Como eu sei se a minha losartana está entre os que devem ser recolhidos do mercado?
Você pode conferir o fabricante e o número do lote do seu medicamento nesta lista, disponibilizada pela Anvisa neste link. A lista é extensa e inclui remédios dos laboratórios: Aché, Biolab Sanus, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto e Prati, Donaduzzi & Cia.
2) Como faço para trocar a minha losartana?