O Governo do Paraná anunciou, na manhã desta quarta-feira (27), a substituição do coronel Romulo Marinho Soares no cargo de secretário de Estado da Segurança Pública.
Quem assume o comando da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-PR) é o delegado de Polícia Federal (PF) Wagner Mesquita que, até então, atuava como diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Até a publicação desta reportagem, a Sesp-PR e o governo do estado não haviam informado para qual nova função Romulo Soares será designado e nem detalhou qual foi o motivo da troca.
Mesquita deve, nesta semana, assumir o comando da Sesp-PR pela segunda vez, considerando que já foi secretário anteriormente. Ainda conforme o governo, ele possui mais de 30 anos de experiência na área e atuou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No lugar de Mesquita, quem assume o posto de diretor-geral do Detran-PR é Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-superintendente da PRF no Paraná, que estava no cargo de diretor de Operações do departamento.
Trocas na Segurança Pública
A saída de Soares é a segunda troca no setor de segurança pública, dias após a tentativa de mega-assalto que aterrorizou moradores e terminou com a morte de um policial, em Guarapuava, na região central do estado.
Na quinta-feira (21), a Polícia Militar (PM-PR) trocou o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na cidade. O motivo não foi informado.
O tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, que estava à frente do batalhão, foi substituído pelo major Flávio Vicente Ferraz. Lins deixou o cargo após ter sido filmado em uma festa, dois dias depois dos ataques de assaltantes à cidade.
O governo do estado disse que a troca de comando da Sesp-PR faz parte de mudanças que já vinham sendo feitas do primeiro escalão.
Com informações:G1/PR
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1