O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No Paraná, foto do RG pode ser atualizada sem sair e casa

Mudar a fotografia da carteira de identidade ficou mais simples e rápido com serviço oferecido por meio da Polícia Civil do Paraná (PCPR) na internet. A atualização da imagem do Registro Geral (RG) é uma das funcionalidades da 2ª Via Fácil, ampliada no mês passado para oferecer mais comodidade ao cidadão.

O serviço está disponível para pessoas com o documento registrado no Paraná. Essa facilidade foi pensada para aqueles que estão com fotografia muito antiga no documento, e agora têm a oportunidade segura e rápida de atualizar o RG sem precisar se deslocar a um dos postos do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).

O acesso pode ser feito pelo site da Polícia Civil do Paraná, em serviços, opção Documentos, e Solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, que traz os detalhes, ou no quadro de Serviços, opção 2ª Via. O interessado deverá digitar o número do documento e alguns dados.

O sistema apresenta três opções ao usuário, entre elas Atualizar Foto. O cidadão têm disponível, também, os opções de reimprimir o documento sem alteração e atualizar dados como o nome, além da foto e da assinataura. O valor da 2ª Via Fácil é R$ 42,41.

PADRÃO – Quem quiser usar a funcionalidade deve seguir as orientações disponíveis conforme avança no processo pela internet. Para que o sistema aceite a fotografia, e envie o SMS de aprovação para o cidadão emitir a guia de pagamento, é necessário cumprir algumas normas:

– No momento de fazer a fotografia posicione-se de forma afastada em frente a uma parede branca, sem detalhes;

– Cabelos devem ser colocados para trás dos ombros e orelhas, de modo que todo o rosto apareça na imagem;

– O requerente deverá estar sem brincos (mesmo os pequenos) e sem acessórios como boné, colar, presilhas, lenços;

– O olhar deve estar fixo e na altura da lente, seja da câmera fotográfica ou do aparelho celular.

– A expressão facial recomendada no momento do clique é a neutra, ou seja, sem sorriso.

– A imagem deverá ser encaminhada em formado .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. O serviço apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Estiagem no Paraná pode perdurar até fevereiro de 2021

Denúncia: Moradora de Londrina relata mal atendimento médico na UPA Jardim do Sol

Sanepar prorroga prazo de adesão ao programa de parcelamento de débitos até 30 de novembro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais