O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No Paraná, não vacinados são 69% entre internados e 77% entre mortos pela Covid-19

Com mais de 8,5 milhões de paranaenses (o equivalente a 73,4% da população) imunizados contra a Covid-19 pouco mais de um ano após o início da vacinação, o Paraná vive um momento diferente em meio à pandemia do novo coronavírus, no qual quem está ficando doente agora, nas palavras do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, “é quem está pouco vacinado ou não vacinado”. E dados do Ministério da Saúde, extraídos do Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), corroboram com essa afirmação.

Depois de o acesso ao OpenDataSUS ter sido reestabelecido na última semana, após quase um mês de apagão, o Bem Paraná acessou o Banco de Dados de SRAG e filtrou os casos de dezembro último referentes a registros notificados pelo Paraná em que os pacientes precisaram de internação (tanto em leito clínico como em UTI) e tiveram quadros confirmados de Covid-19, ou seja, essas pessoas fizeram testes e tiveram confirmada a contaminação pelo novo coronavírus.

Ao todo, então, foram analisadas as fichas de 386 pacientes, dos quais 203 demandaram cuidados intensivos em algum momento, ou seja, chegaram a ser internados numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresentando quadros mais graves da doença pandêmica.

A análise revela que, entre os pacientes internados, 148 não haviam tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, 70 não informaram o status vacinal e 49 não haviam tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. Isso significa que, dos 386 pacientes hospitalizados no estado ao longo do último mês, 267 – o equivalente a 69,2% do total – não estavam imunizados contra a doença, não informaram se haviam tomado a vacina ou não haviam completado o ciclo vacinal.

Interessante notar, ainda, que quanto mais grave o quadro do enfermo, maior a proporção de não vacinados.

Por exemplo, entre os pacientes que foram parar numa UTI, 81 não tomou nenhuma dose da vacina, 49 não informaram o status vacinal e 18 não chegaram a tomar as duas doses do imunizante. Portanto, dos 203 pacientes que foram internados e demandaram cuidados intensivos ao longo do último mês, 148 não haviam, possivelmente, sido imunizados contra a Covid-19, o equivalente a 72,9% dos pacientes que foram parar em UTI.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

 

Postagens relacionadas

Número de trotes recebidos pela Polícia Militar do Paraná via 190 cai 59% em um ano, diz corporação

Forças de segurança encontram menino de 2 anos que estava desaparecido em Cambira

Cobra News (User)

Professores cogitam greve caso aulas presenciais retornem na rede estadual

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais