O IBGE cancelou o contrato com a empresa responsável pela seleção de agentes para realização do Censo Demográfico de 2022. Em nota, o Instituto afirmou que não vai prorrogar o contrato com o Cebraspe, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, empresa organizadora do processo seletivo simplificado do Censo. O contrato, que já estava suspenso, tinha previsão de encerramento nesta segunda-feira (18). O processo recrutaria interessados para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
Ainda na nota, o IBGE informou que será publicado nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas. E que o instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.
Devido a cortes no orçamento, e abril deste ano, o IBGE decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários do Censo 2021, a ser realizado ano que vem.
Para 2022, o orçamento para a promoção do Censo Demográfico é de mais de R$ 2,2 bilhões. Em nota, o Cebraspe informou que “diálogos com o IBGE já apontavam para a decisão consensual de não prorrogar o contrato firmado em fevereiro deste ano”. A empresa disse ainda que devido à pandemia, as condições estabelecidas em contrato há quase dois anos tornaram inviável a realização do certame na conjuntura atual.
Com informações da Agência Brasil/ Foto: Simone Mello/IBGE
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930