O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, disse, nesta terça-feira (21), que os municípios que tiverem doses disponíveis para vacinação de adolescentes entre 12 e 16 anos podem avançar na imunização das faixas etárias sem comorbidades.
Mais cedo, durante a manhã, o governador Ratinho Junior informou que, além de iniciar a imunização dos adolescentes com comorbidades a partir de quinta-feira (23), o Paraná vai usar a reserva técnica de doses remanescentes para vacinar jovens 17 anos sem comorbidades.
A iniciativa contraria a orientação do Ministério da Saúde, que decidiu não enviar imunizantes para o público de adolescentes sem comorbidades.
Sem a garantia de mais doses, o governo não tinha anunciado a vacinação de outras faixas etárias. O secretário Beto Preto, no entanto, confirmou que os municípios que tiverem mais doses remanescentes podem avançar na imunização para adolescentes com menos de 17 anos.
Reserva técnica
Para os adolescentes de 17 anos, o governo estadual prevê que a imunização comece na terça-feira (28).
A reserva técnica, que será usada na imunização dos jovens, corresponde a 5% das doses que chegam em todos os lotes e são separadas, ficando guardadas para suprir necessidades em caso de perdas operacionais de vacina.
Paralelamente, o governo estadual afirma que irá pressionar o Ministério da Saúde para o recebimento de imunizantes destinados especificamente para os adolescentes.