A possibilidade de renovação do contrato de prestação de serviços de água e esgoto da Sanepar com o município de Rolândia foi abordada em uma reunião na Câmara Municipal na última quinta-feira (31).
Participaram do encontro o prefeito interino Roberto Negrão, secretários municipais, vereadores, representantes da Companhia de Saneamento, empresários da cidade, representantes de entidades, profissionais liberais, convidados e a comunidade.
Na ocasião, o Assessor de Concessões da Companhia, Nuno Alves Pereira, detalhou a situação atual dos serviços prestados na cidade. O contrato entrou em vigor em 1973 e venceu em dezembro de 2018, após alguns aditivos. Os serviços continuaram sendo prestados até que seja decidido se a Companhia de Saneamento renovará o contrato para operar em Rolândia.
De acordo com as informações apresentadas, 53,39% da cidade é alcançada com a rede de esgoto. São 26.110 pontos de água e 14.184 com o tratamento de esgoto.
Conforme a lei vigente, o processo para que haja a renovação do convênio de prestação de serviços tem um rito de cerca de seis meses: duas Audiências Públicas precisam ser realizadas e um projeto de lei tem que ser aprovado na Câmara Municipal.
Além disso, o município precisa criar um Comitê de Acompanhamento dos Serviços (CAS) e terminar os trâmites de renovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que venceu no dia 31 de dezembro, e está em andamento.
Fotos: Reprodução/Prefeitura
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930