O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria de Saúde reforça a importância da segunda dose da vacina anticovid

A importância de fechar o esquema vacinal para evitar o agravamento da Covid-19 é fundamental. A preocupação vem porque parte da população que tomou a primeira dose acaba não comparecendo para tomar a segunda.

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, não é incomum pessoas que receberam a primeira dose não procurarem pela segunda. Com exceção da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias da única dose, as demais (Coronavac – com intervalo de 21 a 28 dias –, AstraZeneca – com intervalo de 90 dias – e Pfizer – com intervalo de 90 dias) precisam de uma segunda.

No caso da segunda dose da Pfizer e AstraZenca, o Ministério da Saúde já sinaliza para redução neste intervalo, passando de 12 para oito semanas.

Nesse sentido que o secretário Beto Preto alerta a população ao afirmar que não se pode deixar o vírus vencer, é necessário blindar em todas as frentes possíveis. “Por isso, a importância em cumprir na integralidade a vacinação contra o vírus, buscando o fechamento do esquema vacinal. Somente assim, com as duas doses, é que fechamos o escudo da imunidade. Se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental”, disse.

A vacinação também está indicada para pessoas que contraíram a doença antes da primeira dose e também entre as duas doses.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Casos de dengue no Paraná chegam a 13.460 com 19 mortes no período epidemiológico

Feira de emprego e estágio online tem cerca de 500 vagas na cidade de Londrina

Por dívidas, 45% dos brasileiros pretendem fazer empréstimo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais