O Paraná tem destoado nos últimos dias da maioria dos estados do País em pelo menos dois índices da Covid-19, o que deixa as autoridades de saúde em alerta. O Estado é um dos três estados em zona de alerta quanto à taxa de ocupação de leitos Covid, com 58% no que diz respeito às UTIs pelo SUS, e é, atualmente, o campeão de taxa de transmissão do coronavírus.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Paraná é um dos quatro estados que não estão com a taxa de ocupação de leitos para covid-19 inferior a 50% – índice considerado normal, segundo dados divulgados ontem. O índice se refere tanto a leitos clínicos quanto para UTI.
O Paraná, junto com Goiás e Rio Grande do Sul, está na chamada zona de alerta, com taxas de ocupação entre 51% e 69%. Piores estão o Rio de Janeiro, que está na faixa de emergência, com 70% a 80%, e Roraima, que está na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%.
Os Estados que registraram taxa de ocupação de leitos abaixo de 50% são: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
Os dados foram consolidados pela Saúde, com base em informações das Secretarias Estaduais de Saúde. Na avaliação da pasta, a queda é um reflexo da vacinação no País. A imunização reduz as chances de infecção grave e de óbitos pela doença.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930