A Prefeitura de Rolândia, no norte do Paraná, fez uma denúncia ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) após servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social flagrarem moradores de rua sendo deixados nas ruas da cidade de forma irregular.
O município fez Boletim de Ocorrência e anexou à denúncia fotos e vídeos feitos pelos servidores no momento em que as pessoas eram deixadas perto da praça e da rodoviária da cidade.
Um desses moradores de rua, que é de São Paulo, contou que estava em Cambé e não queria ir para Rolândia.
“Acho que estavam tipo ‘dispensando’ nós para qualquer lugar e jogaram a gente aqui. Deixaram a gente na praça de Rolândia. Não queria ter vindo pra cá desse jeito”, contou.
Segundo a Secretaria de Assistência Social de Rolândia, a Kombi utilizada no transporte dos moradores de rua pertence a uma instituição que presta serviço para pessoas em situação de rua em Cambé.
“Nós não podemos aceitar esse fato que aconteceu de maneira nenhuma. Os moradores de rua da cidade vizinha foram praticamente despejados sem nenhuma responsabilidade da instituição. Um fato que fere os direitos dessa população”, disse Diego Silva, secretário de Assistência Social.
O prefeito de Cambé Conrado Scheller, afirmou que está apurando o que aconteceu. Explicou que a instituição é particular, mas tem uma parceria com o município para prestar assistência a essas pessoas em situação de rua.
“A versão que temos dos responsáveis pela casa de passagem é de que os moradores pediram para voltar para suas cidades de origem. Desembarcaram em Rolândia para seguirem para as respectivas cidades. Acreditamos nas pessoas que atuam na casa de passagem”, afirmou o prefeito de Cambé.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)