O Paraná segue em alerta altíssimo contra a Covid-19 e vem enfrentando, nos últimos dias, um momento de alta na taxa de contágio pelo novo coronavírus e no número de casos novos da doença pandêmica.
Os dados do Farol Covid, extraídos neste domingo (8 de agosto) pelo Bem Paraná, apontam ainda o estado como uma das unidades da federação com maior média móvel de diagnósticos e óbitos.
Como se pode verificar no mapa abaixo, a situação da crise sanitária no Paraná ainda é considerada crítica. Se até meados de julho o alerta era considerado altíssimo (assinalado em vermelho) em todo o país, neste momento diversos estados da região Sudeste, Nordeste e Norte do País (além de Santa Catarina, no Sul) já viram a classificação de alerta cair para ‘alto’ (estados em laranja no mapa) ou ‘moderado’ (em amarelo, casos de Rio Grande do Norte e Paraíba).
Vale lembrar ainda que a escala do Farol Covid apresenta quatro níveis de urgência: “novo normal” (o ‘menos preocupante’), “moderado”, “alto” (níveis intermediários) e “altíssimo” (o mais grave).
Evolução da pandemia no Paraná
8 de agosto
Média móvel (últimos 7 dias) de casos novos*: 27,44
Média móvel (últimos 7 dias) de óbitos*: 0,62
Taxa de contágio: 0,81
30 de julho
Média móvel (últimos 7 dias) de casos novos*: 23,67
Média móvel (últimos 7 dias) de óbitos*: 1,11
Taxa de contágio: 0,74
14 de julho
Média móvel (últimos 7 dias) de casos novos*: 28,35
Média móvel (últimos 7 dias) de óbitos*: 1,48
Taxa de contágio: 0,84
* Por 100 mil habitantes
Fonte: Equipe CoronaCidades – Farol Covid
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930