A Prefeitura de Cambé, no norte do Paraná, afastou dos cargos duas enfermeiras que não aplicaram corretamente a vacina contra a Covid-19 em dois moradores nesta sexta-feira (9). Em um dos casos, a profissional espetou a agulha no braço de uma mulher, mas não aperta o êmbolo para injetar a dose. Veja no vídeo acima.
O vídeo foi gravado durante a manhã. O município aplicou a primeira dose contra o novo coronavírus em pessoas com 41 e 40 anos.
De acordo com o marido da mulher, responsável pela gravação, a enfermeira descartou a seringa com a dose da vacina da Pfizer no lixo por acreditar que tivesse injetado a vacina. Após ele ter questionado a atitude, a profissional pegou uma nova seringa, com uma nova dose e aplicou, de forma correta, o imunizante.
Por meio de nota, a prefeitura disse que foram registrados dois casos de vacinas não aplicadas no município durante a manhã e que uma sindicância foi aberta para apurar os fatos. O processo deve indicar possível responsabilidade administrativa e criminal das duas enfermeiras caso seja comprovada má fé.
A prefeitura disse que os dois moradores foram vacinados corretamente após a identificação dos problemas.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que há uma determinação para a equipe mostrar ao cidadão o frasco com a vacina com lote e data de validade, a seringa cheia antes da aplicação e a seringa vazia após a vacina ser aplicada.
Denúncias de irregularidades ou dúvidas sobre o processo de vacinação podem ser feitas na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3174-0512 (WhatsApp), na Ouvidoria Municipal pelo site da Prefeitura ou pelo telefone 156.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)