O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná não exige mais cadastro no BPC para vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde orientou os municípios a ampliarem a vacinação no grupo prioritário de pessoas com deficiência permanente grave e que deixem de exigir a comprovação do cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício é concedido pelo Governo Federal para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Após análise técnica, a Secretaria verificou que parte deste público, ainda que enquadrado no grupo prioritário, não possui o cadastro, o que os impedia de ter o acesso a vacina. “Não queremos dificultar e nem burocratizar a vacinação, principalmente neste momento. O objetivo do Governo do Estado, orientado pelo governador Ratinho Junior, é fazer com que as vacinas cheguem até os paranaenses o mais rápido possível para que em breve todos estejam imunizados”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

DOCUMENTOS – Pessoas elencadas neste grupo deverão apresentar laudos médicos ou documentos oficiais com indicação da deficiência para receber o imunizante.

Ainda segundo o secretário, essa mudança pode beneficiar mais pessoas que já possuem direito à vacina. “Acreditamos que essa flexibilização irá possibilitar maior abrangência dentro dos grupos prioritários, além de aumentar a cobertura vacinal dessa população que já é considerada como prioritária, mesmo sem o BPC”, afirmou Beto Preto.

NÚMEROS – Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Paraná já aplicou 3,6 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 até essa segunda-feira (31). Ao todo 17.007 doses foram aplicadas no grupo de deficiência permanente grave, sendo 16.912 primeiras doses (D1) e 95 segundas doses (D2).

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha 400.682 pessoas dentro deste grupo prioritário. A vacinação destas pessoas iniciou simultaneamente com o grupo de comorbidades, gestantes e puérperas, estimados em mais 1,3 milhões de paranaenses.

Com informações:AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta-feira

Cada preso no Paraná custa R$ 2.653 revela estudo

Cobra News (User)

Pesquisa eleitoral Ipec no Paraná: Ratinho tem 55% e Requião tem 28% na disputa ao governo estadual

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais