A Secretaria da Saúde do Paraná registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19 e dengue ao mesmo tempo. A co-detecção ocorreu um homem, de 31 anos, morador de Ortigueira, nos Campos Gerais do estado.
O paciente foi internado para o tratamento do novo coronavírus, mas na unidade hospitalar foi realizada a coleta de amostra para exame da dengue, que também deu resultado positivo.
Segundo a Sesa, a co-detecção foi confirmada por meio de exames de biologia molecular realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
De acordo com a secretaria, o homem não teve sintomas de agravamento da dengue e está bem.
“Neste primeiro caso de co-detecção o paciente chegou a ser internado e agora está em recuperação, mas nosso alerta é para que a população não baixe a guarda tanto com a Covid como com a dengue, intensificando os cuidados de prevenção. Uma co-infecção pode trazer graves complicações para a saúde”, disse o médico da Vigilância Ambiental da Sesa, Enéas Cordeiro de Souza Filho.
- CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
- ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
- VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas
O caso foi detectado pela Unidade Sentinela da Sesa para Arboviroses, localizada em Ortigueira, e a confirmação aconteceu por meio de testes RT-PCR, exame considerado padrão ouro para avaliação das duas doenças.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná/ Foto: Américo Antonio/Sesa)