A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), já realizou a instalação do sistema de alarme monitorado em 78 das 122 unidades municipais de ensino. O número é equivalente a aproximadamente 64% do total de creches e escolas. Das 78 escolas contempladas, 41 possuem alarme e câmeras, e 37 contam apenas com alarme. Os sistemas estão ligados à central de emergência da Guarda Municipal (GM).
A ação faz parte do Plano de Segurança Municipal, elaborado pela SMDS, que estabelece diretrizes para investimentos em barreiras físicas e tecnológicas a fim de aumentar a segurança dos próprios públicos. A instalação começou em novembro de 2020 e faz parte do projeto Monitorar para Proteger, também da Defesa Social. A primeira unidade contemplada com o novo aparato tecnológico foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clélia Regina de Almeida Zotelli, região central.
Entre os meses de dezembro de 2020 e abril de 2021, foram contabilizados, em todas as unidades, 734 registros de disparos de alarme, ou seja, uma média mensal de 183,5 atendimentos. Quando comparados os anos de 2020 e 2021, no período compreendido entre janeiro e abril, as análises do setor de Estatística da Guarda Municipal apontam queda considerável no número de ocorrências registradas. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram registradas 32 situações de furto e seis arrombamentos. Neste ano, já com o sistema de alarme em funcionamento, houve uma queda, respectivamente, de 72% e 83% nas infrações constatadas. Foram registrados seis furtos e um arrombamento no período correspondente.
Flagrante – Na madrugada de 8 de abril, a central de monitoramento da GM flagrou um homem dentro da Escola Municipal Eugênio Brugin, na zona sul. Com apoio da viatura da área, o suspeito foi localizado e recebeu voz de prisão em flagrante pela tentativa de furto e por dano ao patrimônio público. O local possui sistema de alarme e videomonitoramento conectado à central da Guarda Municipal.
A GM pode ser acionada através do telefone de emergência 153. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. A Secretaria Municipal de Defesa Social destaca que a participação da comunidade é de grande importância para que Londrina seja ainda mais segura.
Com informações:GM Assessoria
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930