O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Butantan desenvolve candidata a vacina contra Covid, a ‘Butanvac’, e pedirá autorização para testes

O Instituto Butantan avançou no desenvolvimento de sua própria vacina contra a Covid-19, e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes clínicos com voluntários, informou o jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta quinta-feira (25). A produção do Jornal da Globo confirmou a informação com fontes do palácio dos Bandeirantes.

A nova candidata a vacina será chamada de “Butanvac”, e o objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano.

O governador de São Paulo, João Doria, e o diretor do Butantan, Dimas Covas, darão mais detalhes da vacina nesta sexta-feira (26).

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9.000 pessoas irão participar e a etapa vai estipular a eficácia.

Atualmente, o instituto envasa a Coronavac, com insumos vindo da China. A partir do segundo semestre, o Butantan dever nacionalizar a fabricação. No Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) envasa a vacina de Oxford, também com insumos enviados pelos chineses.

O desenvolvimento da Butanvac não irá alterar o cronograma da Coronavac.

A Coronavac utiliza o próprio Sars-CoV-2 inativado como vetor. A vacina de Oxford/AstraZeneca utiliza um adenovírus causador de gripe em macacos para inserir a proteína S.

Com informações:G1/Foto:Alf Ribeiro/Shutterstock.com

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Com chuva e vento fortes, Porto Alegre suspende resgates com barcos

Cobra News (User)

Bolsonaro propõe compensar estados para reduzir ICMS e tentar conter alta do combustível

Aneel anuncia bandeira tarifária vermelha para novembro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais