Empresas, indústrias ou pessoas físicas podem doar ou emprestar cilindros de oxigênio para que sejam usados em hospitais ou unidades de pronto atendimento (UPAs) do Paraná durante o pico da pandemia do coronavírus.
De acordo com a Defesa Civil, quem tiver um cilindro à disposição pode levar o equipamento até um quartel do Corpo de Bombeiros ou, caso não tenha disponibilidade de fazer o transporte, pedir para que alguma equipe da Defesa Civil faça a coleta pelo telefone (41) 3281-2532.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou na segunda-feira (22) que o Paraná precisa de mais 1 mil cilindros para atender todos os pacientes internados com Covid-19 no estado.
De acordo com Beto Preto, não falta oxigênio nos hospitais, mas há unidades que precisam dos cilindros que armazenam o gás.
No sábado (20), a Anvisa liberou que cilindros industriais possam ser usados em unidades hospitalares de tratamento à Covid-19.
Como aumento da demanda por cilindros, empresários já tem se reunido para emprestar equipamentos para hospitais.
Em Palmas, na região sul do estado, e em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, empresários se reuniram para doar cilindros a hospitais que precisavam os equipamentos.
Pandemia no Paraná
De acordo com a Sesa, o Paraná tem 5.402 pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença, e 967 pessoas à espera de um leito hospitalar.
Levando em conta os leitos de UTI do SUS, a ocupação no estado é de 96%.
Desde o início da pandemia, 794.608 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Paraná, segundo a Sesa. Destas, 14.855 pessoas morreram vítimas da doença.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)