“Nós sabemos que o problema não é o comércio. Mas com o comércio fechado as pessoas vão parar de circular na rua, até porque será proibido circular”, afirmou. O prefeito citou a cidade de Araraquara (SP), que teve diminuição de casos após um lockdown rigoroso.
O assessor jurídico Ricardo Bandolin deixou claro que o ponto central das medidas é: está proibido sair de casa. Todas as regras para os estabelecimentos partem desse princípio. “[O decreto] não limita algumas atividades do comércio, mas todas as atividades. As pessoas estão proibidas de circular. É o momento de cada pessoa ficar em sua casa e só sair para questões de saúde”, afirmou.
PODEM ATENDER DE FORMA PRESENCIAL:
- Farmácias;
- Serviços essenciais de saúde;
- Postos de combustíveis (somente abastecimento. O consumidor não pode desder do veículo, a não ser para usar o banheiro)
- Segurança pública
- Atividades de produção de alimentos (frigoríficos e granjas)
- Unidades recebedoras de grãos.
É necessário tomar medidas de prevenção, como oferta de álcool em gel, tapetes sanitizantes, higienizações constantes de balcões e entrada limitada a 20% da capacidade.
SÓ PODEM DELIVERY (SEM RETIRADA NO LOCAL)
Supermercados, hortifrúti, açougues, padarias, bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de gás e produção de alimentos humanos,
PODEM FUNCIONAR EM PLANTÃO, COM PORTAS FECHADAS: Empresas que tratam animais, como cooperativas e veterinárias, apenas plantão de portas fechadas,
TRANSPORTE COLETIVO:
Poderão funcionar apenas aqueles que fazem a linha entre municípios. Ou seja, o transporte dentro da cidade está proibido.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via Telegrafoonline)