O governo do Paraná anunciou que pretende retomar no dia 18 de fevereiro de 2021 as aulas presenciais na rede pública estadual. Inicialmente, será adotado um modelo híbrido. Ou seja, parte dos estudantes estará em sala de aula, enquanto outra parte continuará a acompanhar as aulas virtualmente.
O calendário poderá ser revisto. Segundo o governo, a definição da data serve como referência para a preparação do Estado. “Retomar as aulas e parar não é simples. É uma operação complexa, com uma logística difícil. Será considerado o momento da pandemia, mas a gente torce para que a vacina aconteça e que esse problema seja resolvido”, disse o governador Ratinho Junior (PSD).
De acordo com a Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), a volta às aulas presenciais não será obrigatória. Os alunos que não têm acesso a celulares e notebooks terão prioridade para assistir ao conteúdo nas salas de aula. Aqueles que estiverem em casa acompanharão as disciplinas ao vivo, com possibilidade de interação com os professores.
A pasta estima que cada uma das 11 mil salas de aula poderá receber, em média, algo entre 8 e 10 alunos. O uso de máscara será obrigatório para alunos, professores e funcionários. Conforme a secretaria estadual da Educação, haverá distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras, como determina o protocolo sanitário da Sesa (Secretaria de Estado da Educação).
Informações: Paraná Portal
Foto: Rodrigo Felix Leal
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930