Cidades lideram ranking de instalação no Paraná, segundo dados do Crea-PR
Apucarana e Arapongas estão no topo do ranking de instalações de cercas elétricas no Estado, segundo dados divulgados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Em 2018, os dois municípios registraram, juntos, 823 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que comprova a instalação de equipamentos dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos em lei.
Fazendo uma comparação entre municípios, Curitiba registrou 47 ARTs, enquanto Londrina registrou 49 no mesmo período. Arapongas teve 585 instalações e em Apucarana foram 238.
Facilitador da fiscalização na Regional Apucarana, o engenheiro eletricista Murilo Rodriguez Granado explica que o Crea-PR fiscaliza o equipamento em dois momentos: na instalação e na manutenção das cercas elétricas.
“Quando o equipamento é recém instalado, o Crea-PR questiona quem foi o responsável pela instalação. No caso de empresas, é verificado se ela está registrada, se tem profissional habilitado e se emitiu ART”, informa. O documento ainda pode ser utilizado para mais de um serviço, pois o principal objetivo da ART é identificar o responsável técnico pela instalação.
As cercas elétricas devem passar por manutenção preventiva ou corretiva um ano após a instalação. O Crea-PR fiscaliza as manutenções e, no caso de não ter sido feita, entrega um ofício ao responsável pela instalação, com coleta de assinatura. Existe um prazo para a regulamentação e o proprietário pode ser denunciado caso não respeite as regras estabelecidas.
Se houver acidentes e ficar comprovado que a instalação foi realizada sem um técnico, é o proprietário do imóvel quem tem de responder civil e criminalmente. O Crea-PR possui um Caderno Técnico de Segurança Eletrônica, que pode ser consultado no site do conselho. O material também tem informações acerca de alarmes, circuitos fechados de televisão, porteiros eletrônicos e outros equipamentos eletrônicos.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930