Clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) de todo o país se assustaram, nesta sexta-feira (18), ao checarem as suas contas e descobrirem que havia dinheiro faltando. O problema foi registrado em transferências realizadas via TED que, segundo nota enviada pela instituição, foram processadas com atraso.
A advogada criminalista Ana Paula Costa, que mora em Curitiba, foi uma das pessoas que passaram por esse sufoco. “Eu geralmente viro a noite fazendo petição e, hoje, quando terminei por volta das 3h, abri o site da Caixa e percebi que a quantia que estava no dia anterior havia desaparecido. E era um valor que eu tinha recebido de um cliente meu, por TED, do Banco do Brasil”, relatou ela em entrevista à Banda B.
Na hora, Ana Paula ficou completamente desesperada e sem saber o que fazer. “Eu tinha uma viagem marcada e não consegui me sentir segura para ir sem o dinheiro. Achei que eu tinha sido hackeada ou algo assim, porque a conta estava zerada, e nem dormi. A primeira coisa que fiz de manhã foi ir até a Caixa”, completou ela.
Na agência, a advogada pediu para falar com os gerentes, mas ninguém sabia explicar o que havia acontecido. “Só me disseram ‘desculpa, sumiu para todo mundo e nós não sabemos o motivo’. Todos estavam nervosos, preocupados, falando que era algo nacional e que não poderiam me ajudar no momento. Eles também comentaram que era para eu ficar tranquila, que até à noite o dinheiro retornaria na conta. Como não tinham como me dar certeza, eu cancelei a viagem. Foi só prejuízo”.
A preocupação de Ana Paula durou até quase 17h desta sexta, quando ela recebeu uma mensagem do banco afirmando que a situação tinha sido regularizada. Ao abrir a conta, finalmente tudo estava normal e a advogada respirou aliviada. Segundo ela, no entanto, o caso ainda não foi resolvido para todos. “No comunicado que me enviaram, eles avisaram que a situação deve ser completamente resolvida em 48 horas”, finalizou.
Chuva de reclamações
O sumiço do dinheiro foi registrado em todo o país. Nas redes sociais, a Caixa recebeu uma ‘chuva’ de reclamações. “Boa tarde, Caixa, alguma previsão da solução desse problema? Estou precisando usar o dinheiro e o que entrou ontem não consta, nem o pagamento que eu fiz ontem”, escreveu um morador do Rio de Janeiro no Twitter.
“Quero saber é do meu dinheiro que desapareceu da minha conta de ontem pra hoje! Três transferências TED que foram creditadas na minha c/c ontem e hoje simplesmente sumiram como um passe de mágica!”, reclamou outro cliente, de Minas Gerais.
Procurada pela Banda B, a Caixa informou em nota que alguns créditos em conta via TED foram processados com atraso e já estão sendo regularizados, sem prejuízo aos clientes.
Saiba mais em nossa programação da Rádio Cultura AM 930.
(Via Portal Banda B)