Serviços públicos como roçagem, limpeza de bueiros, corte e poda de árvores, manutenção de estradas rurais, manutenção de pavimentação asfáltica e pintura viária estão suspensos até o fim do ano em Rolândia. O motivo é a falta de recursos devido à queda na arrecadação do município no primeiro semestre por causa da pandemia do coronavírus.
Como medida paliativa para equilibrar as contas provisoriamente, o Executivo elaborou um projeto de lei para suspender o repasse de recursos referentes à contribuição patronal do Rolândia Previdência. O projeto, no entanto, não foi aprovado no Legislativo.
Essa suspensão de repasses à previdência foi autorizada pela Lei Complementar Federal 173/2020 e vem sendo realizada em outros municípios. De acordo com a administração municipal, a não suspensão vai impactar diretamente nas finanças do município.
Nas secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura, a falta de recursos afetou os contratos com servidores terceirizados. O secretário das pastas, Marcos Santucci, falou com a nossa equipe de reportagem sobre a suspensão dos serviços.
Daiane Valentin
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930