O Portal do Norte do Paraná
Região

Projeto pretende resgatar memórias sobre a Fazenda Maragogipe

Com o intuito de resgatar memórias e contar a história da Fazenda Maragogipe, de Jaguapitã, e das pessoas que lá viveram foi elaborado o Projeto Memórias Maragogipe. A proposta é que esses registros integrem um documentário audiovisual.

O Projeto está sendo elaborado pelo vendedor Rivaldo Pedrão, junto com o professor de História Renato Malacrida, as jornalistas Daiane Valentin e Ellen Caroline Lopes Nunes e os arquitetos Lorena Mie Irmer Murata e Elton Charles Pereira. Lorena mora em Londrina e os demais profissionais em Rolândia.

A ideia surgiu a partir de um grupo criado no Facebook por Nivaldo Palardino para compartilhar fotografias e relatos sobre o local. Palardino mora no interior de São Paulo e, por isso, convidou Pedrão para ajudar a administrar o grupo virtual, que conta com 2.388 membros.

Neste primeiro momento, os responsáveis pelo projeto pedem a colaboração de quem viveu ou tem familiares que residiram na Maragogipe. Fotografias, vídeos, relatos escritos, documentos – tudo é relevante. Esse material pode ser enviado para o e-mail memoriasmaragogipe@gmail.com. O acervo já reunido até agora promete despertar memórias afetivas de quem viveu e emocionar quem ainda vai conhecer essa história.

Sobre a Maragogipe

A Fazenda Maragogipe é localizada às margens da rodovia PR-170. As terras que eram do fazendeiro Ulysses Ferreira Guimarães e herdeiros, hoje são divididas e pertencem ao Grupo Favoreto e aos Irmãos Lima. A propriedade foi a maior produtora de café do país, no auge da cafeicultura no Paraná. Estima-se que 3 mil pessoas integraram a comunidade nessa época.

Além dos fatores econômicos e históricos, a Maragogipe tem uma rica trajetória social, cultural e arquitetônica – o local tinha cinema, comércio, campo de futebol, disputas esportivas com times formados pelos próprios moradores, eventos comemorativos, bailes, escola e até produção própria de energia elétrica, que era fornecida para São Martinho, distrito de Rolândia.

Na foto em destaque, a Fazenda Maragogipe em imagem cedida por Carlos Lopes. As fotografias abaixo são do acervo do grupo no Facebook. Cedidas por: Michele Frank Ortiz (chaminés), Wagner do Carmo Irmer (operários na obra), Sebastião Carlos Lopes (colônia de casas) e Jandyra Domingos (pés de café).

 

 

Texto: Daiane Valentin

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Abaixo-assinado pede fim da circulação de veículos pesados na Vila Oliveira

Restaurante Popular de Londrina fecha para reforma

Câmara de Apucarana discute proibição de canudinhos de plástico

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais