Será liberado, nesta sexta-feira (17), o viaduto da Avenida Dez de Dezembro, no cruzamento com a Avenida Leste Oeste. A estrutura com custo final aproximado de R$18,1 milhões entra em funcionamento com todas as alças de acesso, desafogando o tráfego na principal via de ligação entre as regiões sul e norte de Londrina.
O viaduto vai reduzir o tempo de trajeto no cruzamento da Dez de Dezembro com a Leste Oeste, especialmente no horário de maior movimento, entre 17h30 e 18h30. Na nova pista, superior, permanece o motorista que for seguir pela via expressa, desafogando o fluxo de veículos na rotatória, que segue na pista antiga.
Dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) mostram que, somente no horário de pico, o trecho recebe 2 mil veículos por hora, em cada sentido da Dez de Dezembro. Pelas avenidas Leste Oeste e também pela Theodoro Victorelli, são outros 600 veículos por hora. Isso totaliza 5.200 veículos trafegando no cruzamento, no decorrer de 60 minutos.
Para executar esta intervenção urbana, a Prefeitura contou com financiamento do Programa Pró-Transporte, em recursos oriundos do governo federal somados à contrapartida do Município.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o prazo inicial de conclusão da obra, 450 dias, foi estendido por conta de dificuldades que surgiram na execução, como as pedras bolas identificadas durante trabalhos de fundação, e a importância de manter acesso aos estabelecimentos comerciais no entorno.
Via N.com
Foto: Vivian Honorato/N.com
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930