Há possibilidade de um novo ciclone no sul do Brasil nos próximos dias. Esse é o alerta feito por especialistas dias após a região ser afetada por um ciclone bomba que deixou muitos estragos e pessoas mortas. Segundo a MetSul Meteorologia, existe a possibilidade da formação de um novo ciclone extratropical afetar o Sul do Brasil nos próximos dias. “Diversos modelos numéricos apontam a formação de um centro de baixa pressão e o seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul no dia 8 deste mês”, diz uma análise que foi divulgada.
Segundo o texto das análises, os mapas apontam as projeções que vem dos Estados Unidos e do Canadá. “O modelo canadense forma o ciclone mais próximo do litoral sul do estado enquanto no norte-americano o indicativo é que o centro de baixa pressão viria a se aprofundar junto ao litoral norte gaúcho”.
Mas a empresa indica também que essas são projeções e que por isso, que podem mudar. “O ciclone no momento é uma possibilidade”.
Mesmo ainda não sabendo se esse ciclone vai se concretizar, a empresa alerta que isso é uma questão de tempo. “Assim, não é de se perguntar se teremos mais ciclones. Isso é uma certeza. São rotina. A pergunta é se teremos mais um ciclone intenso e com potencial destrutivo igual ou maior que o último. Isso também é uma certeza que ocorrerá, mas não se sabe quando. Pode ser ainda neste ano, pode ser ano que vem ou apenas daqui a alguns anos.”
Não há informações se a força do ciclone fará com o que o fenômeno cheque ao Paraná.
Fonte:Agência Brasil
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930