A diretoria da Casa de Repouso Maanaim, de Rolândia, divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (29) acerca das informações que têm circulado nas redes socias desde a semana passada sobre casos de coronavírus entre colaboradores e idosos da instituição.
A nota informa que 7 idosos contraíram a covid-19 na instituição, até a data de ontem, dos quais 3 não resistiram e acabaram falecendo. De acordo com a diretoria da entidade, há outros 2 casos suspeitos, entre os idosos abrigados na casa, que aguardam o resultado dos exames hospitalizados.
As informações que circularam nas redes sociais eram de que havia 9 contaminados na instituição, o que não é verdade. Em relação aos óbitos, a diretoria afirma que ocorreram nas semanas anteriores e foram inclusos nos números municipais – no entanto, não foram tornados públicos em respeito às famílias.
Entre os outros 4 casos confirmados, 2 estão internados e 2 em fase final de recuperação. A nota enfatiza que “todos os casos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.”
O comunicado oficial também desmentiu a informação falsa de que uma assistente social que atua na Casa Maanaim testou positivo para a covid-19 e continuou trabalhando. Ela testou negativo para a doença e terá o exame repetido. Mesmo não tendo contato direto com os idosos, seu acesso à instituição foi restringido.
Prevenção
A diretoria também relata que adotou medidas preventivas à contaminação pelo coronavírus desde o início de março, como a suspensão de visitas, e que a Casa dispõe de equipamentos de proteção individual e está atendendo aos protocolos dos órgãos de saúde nacionais e internacionais.
Leia a nota, na íntegra:
Nota_de_esclarecimento_Maanaim_29.06.2020
Foto ilustrativa/USP
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930