O MP-PR (Ministério Público do Paraná) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no norte do Paraná, que todos os idosos e funcionários de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) sejam submetidos a exames para identificar o coronavírus.
O pedido foi feito após a confirmação de oito mortes causadas pela Covid-19 entre pessoas acolhidas por essas entidades. Além disso, conforme o MP-PR, outros 26 idosos foram contaminados desde março.
De acordo com a 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, idosos e funcionários de apenas três ILPIs passaram por exames. Ao todo, o município do norte do Paraná tem 21 instituições, que acolhem mais de 589 pessoas.
Por isso, o MP-PR pede que a Secretaria Municipal de Saúde amplie os exames e realize a testagem em massa para saber a realidade em todas as ILPIs, sejam elas conveniadas com o Poder Público ou privadas.
O Ministério Público fixou prazo de 10 dias para que o município realize os exames em todos os idosos. Um processo administrativo foi aberto para acompanhar a demanda.
Informações: Paraná Portal
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930