Após receber denúncia anônima sobre a prática de caça ilegal em áreas de preservação permanente do município, servidores da fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia localizaram pontos de ceva e estaleiros para caça de animais silvestres.
Segundo o secretário da pasta, Anderson Buss Cardoso, a Força Verde da Polícia Ambiental do Paraná foi comunicada sobre o caso. Na última segunda-feira (15), a situação foi divulgada por meio do site da prefeitura de Rolândia e outras denúncias foram recebidas pela Secretaria.
De acordo com Anderson, o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998) prevê multa e pena de detenção de seis meses a um ano por “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente também ressalta a importância da preservação da fauna, além do hábitat natural de animais silvestres. Ouça:
As denúncias sobre caça ilegal podem ser feitas por telefone, pelo número 3156-0333 ou pelo e-mail meioambiente@rolandia.pr.gov.br.
Reportagem Daiane Valentin
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930