Os últimos dias de maio devem ser com tempo aberto, sol durante o dia, manhãs frias e clima seco em todo o Paraná. Nesta quinta-feira (28), há possibilidade de formação de geadas na parte mais ao Sul do Estado, partes dos Campos Gerais e Grande Curitiba, incluindo a Capital. O início do fim de semana pode ter alguma nebulosidade entre o Sul e o Leste, mas sem previsão de chuvas. O domingo vai ser ensolarado e as temperaturas mínimas e máximas sobem em relação aos últimos dias.
Mas a previsão do tempo mostra que uma frente fria deve chegar ao Paraná nos primeiros dias de junho, com chances de alguma chuva em todas as regiões já a partir da segunda-feira (1º).
Em Rolândia, a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) é de céu claro até o domingo (31). As mínimas ficam entre 8ºC e 9ºC e as máximas entre 26ºC e 27ºC. Para a primeira semana de junho, a previsão é de tempo nublado e possibilidade de pancadas de chuvas e as temperaturas oscilam entre 10ºC (mínima) e 23ºC (máxima). Para a quinta-feira (4), a máxima prevista é de 14ºC.
Cuidados com a saúde
No Paraná, o frio coincidiu com o período seco. Nestas condições, aumenta a incidência de doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal. Das chamadas doenças do inverno, as respiratórias são as mais preocupantes, principalmente com o avanço do coronavírus no estado. Por isso, nessa época, o cuidado precisa ser redobrado.
A melhor forma de prevenir as crises alérgicas é evitar o contato com a causa do problema. Se a alergia envolve ácaros, deve-se ter um controle mais rigoroso do ambiente do alérgico. Medidas simples como manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem.
Outra dica é fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta no transporte e em casa. É preciso também evitar aglomerações, sobretudo por conta da pandemia. Outra dica é lavar as roupas que estão guardadas há certo tempo antes de usar, porque elas acumulam bactérias.
Além disso, uma boa indicação é tomar sol, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico.
Estar sempre bem agasalhado durante o frio e evitar cheiros fortes também ajudam a prevenir crises alérgicas.
Informações: Bem Paraná e Ministério da Saúde
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930