O delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Paraná, revelou neste domingo (24) que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e o Poder Judiciário de Londrina decidiram por manter os cachorros com o casal que promoveu o desafio da farinha com os animais. Ainda de acordo com a decisão, a proposta de transação penal é no valor de R$ 2 mil para cada um, podendo ser pago em até cinco parcelas.
Caso Julia Claudenari Oguido e o marido Guto Oguido aceitam a proposta, estarão livres da acusação criminal.
Cachorros ficarão com casal
A Polícia Civil do Paraná investigou o casal que promoveu o desafio da farinha com cachorros a partir da divulgação das imagens. O vídeo viralizou nas redes sociais e a mulher, responsável por protagonizar a cena compareceu a delegacia para prestar depoimentos. Diante dos fatos e com um laudo médico veterinário, que comprova que a ação caracteriza maus-tratos, delegados do Paraná e de São Paulo pediram pela apreensão dos animais.
Entretanto, a defesa da empresária apresentou um laudo veterinário após a ocorrência que avaliou que a saúde dos cachorros não foi afetada. No documento, ainda foi destacado que o material utilizado não era farinha, e sim talco. Mesmo assim, a denúncia foi encaminhada ao MP-PR.
Nas redes sociais, o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Bruno Lima, que havia entrado com pedido de busca e apreensão no caso de Londrina, lamentou a decisão. “País da impunidade, principalmente quando se trata de maus-tratos aos animais. A justiça não defende os animais, mas não desistiremos jamais”, escreveu Bruno Lima.
O vídeo de uma mulher realizando o desafio da farinha com cachorros viralizou na internet no dia 10 de maio e causou grande revolta.
No dia 12 de maio, a arquiteta e empresária, Julia Claudenari Oguido, compareceu a sede da Polícia Civil de Londrina, junto com um advogado, e assumiu ser a responsável pelos atos nas gravações. A mulher disse estar bastante arrependida e apresentou um laudo que mostra que a saúde dos cachorros não foi prejudicada.
Informações: Ric Mais
Foto: Reprodução/Instagram
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930