No último final de semana foram registrados dois ataques graves de abelhas no Paraná. Um deles ocorreu na sexta-feira (4) quando um enxame atacou animais e voluntárias da Opaa (Organização de Proteção aos Animais de Arapongas). O outro foi em Cascavel, no sábado (5), e a vítima foi uma mulher que levou mais de mil picadas. Ela está internada no Hospital Universitário (HU) de Cascavel em estado grave.
Na Opaa, duas funcionárias ficaram desesperadas com o ataque do enxame e jogaram gasolina sobre os próprios corpos tentando se livrar das abelhas. O contato do líquido com a pele e as picadas provocaram queimaduras e elas ficaram internadas por cinco horas. Ambas se recuperam em casa, mas ainda sem voltar ao trabalho.
As abelhas também picaram animais do abrigo. Oito cachorros morreram após o ataque, três estão internados – dois em estado grave – e outros dois estão sendo medicados na própria instituição.
A mulher de 55 anos atacada por um enxame em Cascavel removia madeiras do quintal para uma limpeza. A colmeia estava escondida entre restos de madeira. A vítima tem dificuldade de locomoção e utiliza muletas, por isso não conseguiu fugir.
O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos vizinhos e prestou os primeiros socorros. A mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento mas precisou ser transferida para o HU.
Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, na segunda-feira (7) a vítima permanecia em estado grave, respirando por ventilação mecânica e recebendo acompanhamento intensivo da equipe de enfermagem.
Foto: Reprodução/RPC
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930