O comércio de Rolândia pode reabrir a partir deste sábado (18). Durante a tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Luiz Francisconi Neto deve assinar um decreto autorizando a reabertura. Na última quarta-feira (15), a Prefeitura Municipal encaminhou para a 3ª promotoria de Justiça do Ministério Público (MP) da cidade o plano de enfrentamento à covid-19, elaborado pelo diretor de Vigilância em Saúde do município, Rafael Dias.
O Poder Executivo aguardava, desde então, um parecer da promotora Patrícia Cristina Schimdt Grili Macedo acerca da reabertura do comércio. O MP autorizou que o comércio reabra, de forma escalonada, mas os detalhes da decisão ainda não foram divulgados pela Prefeitura. Um novo decreto está sendo redigido pelo Executivo e deve ser publicado ainda hoje, para que seja possível que os estabelecimentos comerciais funcionem já a partir deste sábado.
Plano de enfrentamento à Covid
Se o decreto seguir o que consta no plano de enfrentamento à covid-19, o comércio irá funcionar de modo escalonado:
- Às segundas e quintas-feiras abririam lojas de vestuário e artigos pessoais;
- Às terças e sextas, estabelecimentos que comercializam eletrodomésticos e utilidades domésticas;
- Às quartas e sábados funcionam as demais atividades.
O Plano também manteve as orientações sobre aglomerações, além de todas as condicionantes do decreto 93/2020 – condições sanitárias, medidas preventivas e aglomerações em áreas públicas.
Texto: Daiane Valentin
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930