O Paraná tem 36 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado na tarde desta sexta-feira (20). São 13 confirmações a mais que na quinta-feira (19). O Ministério da Saúde confirmou 32 casos no estado.
Conforme o boletim, o estado tem 202 suspeitas da Covid-19 em investigação. Outras 137 suspeitas foram descartadas.
Das 13 novas confirmações, 10 pessoas estão em Curitiba, duas em Londrina, no norte do Paraná, e uma em Guaíra, no oeste do estado, informou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
Segundo ele, os casos confirmados nesta sexta são de oito mulheres e cinco homens, com idades entre 25 e 59 anos.
Das 27 pessoas que estão com Covid-19 em Curitiba, seis estão internadas, sendo duas em estado grave, de acordo com a Secretaria de Saúde da capital.
Conforme o secretário, outras seis pessoas testaram positivo em exames de laboratórios não credenciados, o que demanda contraprova pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Casos do coronavírus por município, segundo a Sesa:
- Curitiba: 27
- Londrina: 3
- Cianorte: 2
- Campo Largo: 1
- Foz do Iguaçu: 1
- Maringá: 1
- Guaíra: 1
Beto Preto afirmou que até esta sexta não havia casos de transmissão comunitária confirmados. Porém, ele explicou que isso pode ocorrer a qualquer momento.
A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
Negociação com hotéis
O secretário informou que está em negociação o aluguel temporário de quartos de hotéis, que, segundo ele, estão com baixa procura, para o uso de profissionais de saúde. Isso evitaria o contato com as famílias.
A negociação com algumas redes está em fase inicial, informou Beto Preto.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
G1 Paraná