O Portal do Norte do Paraná
Região

Paróquias de Rolândia divulgam comunicado com orientações aos fiéis

As paróquias São José (centro) e Nossa Senhora Aparecida (da Vila Oliveira), em Rolândia, divulgaram um comunicado com orientações aos fiéis acerca das medidas que serão adotadas pela Igreja Católica para colaborar com a contenção ao novo coronavírus (Covid-19) no município.

De acordo com o comunicado oficial, assinado pelos párocos Djonh Denys, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e Joel Ribeiro Medeiros, da Paróquia São José, as recomendações seguem o decreto da Arquidiocese de Londrina e as orientações do Governo Estadual.

Atividades suspensas

Entre as medidas, estão a suspensão da catequese. O contato com os catequizandos e orientação espiritual será feito por meio das redes sociais.  Reuniões, atividades pastorais, encontros, cursos, formações e outros também foram suspensos.

As paróquias orientam, ainda, que as pessoas do grupo de risco evitem sair de casa. Por essa razão, estão liberadas dos compromissos na comunidade.

As visitas aos enfermos pelos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão serão suspensas, mas será feito um acompanhamento por meio de ligações e orações. Os ministros de mais de 60 e aqueles que estão no grupo de risco ficam dispensados de servir o altar ou distribuir a Sagrada Comunhão.

A Igreja ficará aberta para oração pessoal de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. Sempre que possível, o Santíssimo Sacramento ficará exposto, mas é proibido que os fiéis toquem o ostensório ou Sacrário. Também estão proibidos que sejam marcados horários para oração em grupo.

Missas e celebrações

As missas de segunda a sábado estão suspensas. A orientação é que o evangelho do dia com leitura seja rezado por todos os fiéis em suas casas, às 19h30.

Aos domingos haverá missas sem participação dos fiéis, às 7h. Breves celebrações serão realizadas entre as 7h30 e 12h para a distribuição da Sagrada Eucaristia. Ainda aos domingos, a Igreja estará aberta para adoração ao Santíssimo Sacramento de forma individual até as 20h.

A Celebração penitencial, que acontece às sextas-feiras, às 6h, está suspensa, assim como as orações e terços dos diversos grupos. As paróquias sugerem que os fiéis acompanhem o Facebook da paróquia São José e acordem no mesmo horário para rezar o evangelho do dia com a leitura orante por meia hora e façam publicações nas redes sociais como gesto concreto. Em relação aos grupos, a sugestão é a mesma, que sejam feitas “reuniões online”.

Atendimentos

Segundo o comunicado oficial, o atendimento da secretaria será feito prefencialmente por telefone. Atendimentos do padre e confissões serão feitos com horários agendados.

Dízimos, ofertas e doações poderão ser entregues em uma urna que ficará na Igreja, na secretaria, por cartão ou transferência bancária.

Quem tiver alguma dúvida acerca das recomendações pode entrar em contato com as secretarias das paróquias. Os fiéis também devem ficar atentos às publicações no Facebook, pois serão feitas transmissões e compartilhamentos de conteúdos que forem necessários.

A nota também traz um aconselhamento aos fiéis:

“Lembramos que o decreto do Arcebispo deve ser cumprido em nossa comunidade paroquial. Não é tempo de pânico, mas de prevenção para que a nossa vida seja em abundância para todos. Esperamos que espiritualmente consigamos atender todos, mas seguindo os cuidados, assim qualquer dúvida ligue na secretaria paroquial. Que Nossa Senhora Aparecida e São José interceda por nós nesse tempo presente e sejamos protagonistas de um tempo de reflexão, oração e cuidado à vida.”

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia não tem nenhum caso de dengue em 2019

Reflexos do desemprego em Cambé: Trabalhadores aguardam por horas em fila para vagas de emprego

Cobra News (User)

Orquestra de São Martinho se apresenta no Festival de Música de Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais