O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná amplia liderança em piscicultura de cultivo no Brasil

O Paraná teve um crescimento superior à média nacional na produção de pescados de cultivo no ano passado e consolidou ainda mais a liderança nesse setor. Enquanto no Brasil o aumento foi de 4,9%, o do Paraná alcançou 18,7%, com 154.200 toneladas produzidas.

O levantamento foi feito pela Peixe BR, Associação Brasileira de Piscicultura, e divulgado esta semana. Em 2018, o Estado já liderava a produção, com 129.900 toneladas. A segunda colocação é de São Paulo, que teve uma queda de 4,6% e produziu 69.800 toneladas. Segundo a Peixe BR, em terceiro lugar aparece Rondônia, que reduziu em 5,5% a produção, produzindo 68.800 toneladas.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que esta é uma atividade bem acolhida por cooperativas do Estado. Ele reforçou que os investimentos na agroindústria e na infraestrutura de comercialização e logística deram segurança para os produtores.

A pesquisa do Anuário Peixe BR mostra que o Brasil ultrapassou a marca de 758 mil toneladas de pescados de cultivo. O destaque é a tilápia, espécie da qual o País é o quarto maior produtor mundial, com mais de 432 mil toneladas. Esse mercado é liderado pela China, com um milhão e 930 mil toneladas.

A tilápia representa 57% da produção brasileira de pescados de cultivo, e o Paraná mantém liderança folgada em tilápia, com participação de quase 34% no mercado nacional. Os peixes nativos representam 38% do mercado brasileiro, um total de quase 288 mil. No Paraná, a produção de peixe nativos, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari foi de 4.194 toneladas.

As demais espécies, principalmente carpa, truta e panga ocupam apenas 5% da produção brasileira. O Paraná é o terceiro maior produtor destes peixes no Brasil, 3.794 toneladas. Segundo dados do Ministério da Economia, no ano passado as exportações da piscicultura de cultivo renderam 12 milhões de dólares. Os pescados em geral geraram 275 milhões. Os principais compradores do peixe brasileiro são Japão, China e Estados Unidos.

Fonte:AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Desesperada, mãe procura delegacia para fazer BO contra a filha que não consegue arranjar marido

Com muitas novidades, Unioeste abre inscrições para vestibular com 1.260 vagas

Cobra News (User)

Secretário diz que aulas só voltam em setembro se curva da Covid-19 baixar no Paraná

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais