Esse ano, o Dia da Internet Segura é lembrado no dia 11 de fevereiro. Trata-se de uma data internacional que tenta promover ações e debates em relação ao uso seguro da rede mundial de computadores. Foi criada há mais de uma década pela Rede Insafe, da Europa, sendo que hoje abrange mais de 140 países.
“Precisamos discutir mais a utilização responsável da Internet e o Dia da Internet Segura é uma alternativa para isso. Uma data como essa estimula a sociedade civil e as entidades públicas a promoverem uma conversa saudável sobre o bom uso da internet”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Ele lembrou ainda que ações simples podem evitar golpes financeiros e roubos de senhas. “O conteúdo postado nas redes sociais, por exemplo, dá muitas pistas, por essa razão é recomendado não publicar documentos em geral, endereços, telefones, placa do carro, ou mesmo marcar os lugares públicos que frequenta”, enfatizou o deputado.
Detox Digital
O Paraná foi o primeiro Estado do país a aderir ao “Detox Digital Brasil”, lançado no dia 4 de julho de 2019 pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O programa prevê uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos do uso da tecnologia.
Em 8 de julho, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ocorreu a solenidade de adesão à campanha de desintoxicação digital de crianças e adolescentes, durante evento organizado pela Criai.
Com assessoria
Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930