Cerca de 1.800 servidores municipais de Rolândia recebem a segunda parcela do 13º salário nesta quarta-feira (20). O pagamento será creditado nas contas dos servidores ativos e dos aposentados. O valor líquido de R$ 2.173,918,01 foi liberado pelo prefeito Luiz Francisconi Neto ontem (20). O prefeito relata que o dinheiro deve aquecer a economia da cidade, sendo injetado no comércio local, com as compras de fim de ano.
Francisconi lembra que a Prefeitura de Rolândia foi uma das primeiras do país a pagar o 13º salário aos servidores – a primeira parcela foi paga em 20 de junho, com recursos no valor de R$ 2.944,607,26.
Segundo o prefeito, o grande diferencial da administração pública foi a adoção de medidas de economia. Ele ressalta que enquanto muitas prefeituras vêm enfrentando dificuldades na gestão de recursos devido à crise econômica que se arrasta há alguns anos no país, Rolândia está em um bom momento interno, tanto em investimentos quanto em liberação de recursos.
Francisconi relata que uma das medidas de sua gestão foi estabelecer um comitê de controle de gastos, formado pelos secretários de Finanças, Administração e Licitação e Compras. De acordo com o prefeito, todas as despesas geradas pela prefeitura passam pelo comitê, que autoriza ou não os gastos. “Isso ajudou a equilibrar as finanças públicas”, afirma.
O prefeito disse que pretende manter as medidas, que permitiram um ajuste nas contas da prefeitura a longo prazo e o pagamento do 13º salário. Ele avalia positivamente as ações da gestão, que equilibraram as contas e refletem tanto em direitos dos servidores quanto em serviços para os cidadãos.
Francisconi também adiantou que se tudo ocorrer dentro do planejado pela administração, em janeiro do próximo ano a prefeitura irá pagar as elevações aos servidores municipais.
Reportagem: Daiane Valentin
Foto: Reprodução
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930