Começa nesta segunda-feira (18) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O público-alvo são os jovens de 20 a 29 anos. A imunização priorizando essa faixa etária segue até o dia 30, dia D de mobilização nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, até 29 anos é necessário que a pessoa tenha recebido duas doses da vacina.
A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro e o alvo foram crianças de seis meses a menores de 5 anos. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a cobertura vacinal para barrar a circulação do vírus do sarampo. Segundo o Ministério, o país atingiu a meta de vacinação com 95% de cobertura em crianças de 1 ano. Catorze estados ultrapassaram o percentual de 95% de crianças vacinadas, entre eles o Paraná.
Segundo Silvana Ray, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, qualquer pessoa pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atualizar o esquema vacinal.
Silvana fala sobre a vacinação e explica a necessidade de levar a carteira de vacinas para ser verificada pela equipe de saúde.
Sintomas
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930