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Procon Londrina realiza mutirão de renegociação de dívidas

Consumidores que possuem dívidas bancárias terão a oportunidade de quitar ou parcelar suas pendências com instituições financeiras por meio de mais um mutirão que o Procon Londrina promoverá na cidade, de 18 a 29 de novembro. A programação será aberta para qualquer pessoa que tenha débitos de três meses ou mais, incluindo valores referentes a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outros casos. Na atual edição, a segunda de 2019, participarão 94 instituições.

O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, adiantou que a expectativa para o mutirão especial de fim de ano é dobrar a quantidade de consumidores atendidos em relação à edição anterior, realizada em agosto, quando cerca de mil pessoas negociaram suas dívidas junto a bancos, financeiras e administradoras de cartão. “Aproveitando o período de pagamento do 13º salário, estamos abrindo mais uma etapa para que a população possa resolver suas situações de dívidas diretamente com os bancos, de forma mais rápida, e usufruindo de melhores condições. Os descontos podem atingir até 90% dos valores totais em débito, conforme o tempo e o formato da dívida”, frisou.

Ainda segundo o responsável pelo órgão, aproximadamente 75% dos participantes do último mutirão tiveram êxito em suas negociações. “Por meio da iniciativa, os consumidores conseguem acesso fácil e prático junto aos bancos. Desde 2018, os mutirões neste modelo permitem que todo o processo seja feito pela internet em uma plataforma online, o que torna a ação ainda mais acessível. O consumidor que precisar de auxílio para realizar os procedimentos receberá todas as orientações e suporte presencial na sede do Procon-LD, no mesmo período do mutirão. Os bancos terão prazo de 10 dias para dar uma resposta aos consumidores”, completou.

Passo a passo

Participar do mutirão de renegociação do Procon-LD é simples. Basta acessar o site consumidor.gov.br e inserir os dados solicitados. Inicialmente, é necessário preencher um campo com o nome da empresa a ser pesquisada, selecionando a instituição para qual o consumidor está devendo. Depois disso, o internauta será direcionado a uma página denominada “Perfil do fornecedor”, onde deverá clicar na opção “Registrar reclamação”. Neste espaço será preciso inserir dados sobre o débito, incluindo a data, o valor das parcelas e quanto o consumidor pode pagar.

Após as etapas, os usuários efetivarão um cadastro no site, com login pelo CPF, para que os dados da reclamação sejam devidamente enviados enquanto pedido de renegociação. As instituições financeiras terão prazo de 10 dias para entrar em contato com os consumidores, registrando uma proposta de negociação ou justificando os motivos para não aceitar os pedidos.

Os atendimentos presenciais na sede do Procon-LD ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O endereço é Rua Mato Grosso, 299, centro. Dúvidas e informações pelo telefone (43) 3345-0396 ou diretamente pelo 151. Ainda estão disponíveis o e-mail procon@londrina.pr.gov.br e a página no Facebook – https://www.facebook.com/ProconLd.

Via N.com

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