A cartilha “O caminho da proteção”, elaborada pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (Nucria), será lançada durante o 1º Seminário Interativo Paraná Consciente. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, na quinta-feira (7), a partir das 8h30.
O material foi idealizado pela delegada do Nucria, Lívia Pini, que será uma das palestrantes do evento, e também pela psicóloga do Nucria, Cristina Fukumori. “Se comparar o primeiro semestre do ano passado com o desse ano, aumentou em cerca de 20% os crimes contra crianças e adolescentes. A maioria é de natureza sexual. Diante desse cenário, precisamos pensar estratégias em conjunto para prevenir esse tipo de crime”, afirmou a delegada.
A cartilha é voltada para o público infantil. Ela explica, de forma bem simples, quais os tipos de violência que a criança pode sofrer e ensina como se defender! Caco, Malu e Bia são os personagens que foram vítimas e conseguiram superar. A Bia, de 12 anos, por exemplo, foi vítima de um senhor que se passava por um adolescente na Internet tentando aliciá-la. “O caminho da proteção” também ensina como combater a violência doméstica, abuso sexual.
“A cartilha será implantada em todas as escolas públicas de Londrina após a capacitação dos professores. Essa é uma das formas que encontramos para tentar prevenir os abusos contra nossas crianças e a participação da educação é fundamental para alcançar a finalidade pretendida. Uma das maneiras que é possível lidar com os casos de abuso de menores é usar conteúdos educativos para facilitar o diálogo. Conteúdos que abordam o tema da prevenção do abuso sexual de maneira leve e didática”, explicou a delegada, Lívia Pini.
Projeto Paraná Consciente
Ações preventivas que envolvam o poder público, sociedade civil organizada, comunidade escolar e os próprios pais das crianças são fundamentais para o enfrentamento deste tipo de crime. Com o objetivo de unir essas forças será lançado, em Londrina, o Projeto Paraná Consciente. A organização é da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD). “Estamos propondo essa parceria objetivando ações conjuntas entre Polícia Civil, o Ministério Público do Estado e a Criai. Entendemos que a união de nossas instituições para organização e promoção conjunta de palestras, cursos, seminários e debates nas mais diversas áreas, é uma ferramenta muito eficaz para a conscientização da população contra, por exemplo, a violência sofrida pelos vulneráveis em questão”, explicou o deputado Cobra Repórter.
O Projeto Paraná Consciente pretende alcançar alunos das escolas públicas e privadas, professores, associação de pais e mestres, conselheiros tutelares, universidades… com foco, inicialmente, na redução dos índices de violência, a evasão escolar, a desestruturação da família e seus efeitos, a desintoxicação pelo uso imoderado de tecnologias.
Veja a programação completa do Seminário:
Por Criai Paraná
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930