O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Amanhã é Dia D de vacinação contra o sarampo

Neste sábado (19) acontece em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h para atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não receberam a vacina contra o sarampo ou estão com doses atrasadas. A vacina é aplicada gratuitamente.

O Dia D de mobilização faz parte da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou no dia 7 de outubro e se estende até 25 de outubro. O Ministério da Saúde determinou que a campanha tivesse duas etapas, para diferentes públicos-alvo. A primeira pretende rastrear os cartões de vacinação de crianças que têm menos de 5 anos.

A segunda etapa ocorre entre os dias 18 e 30 de novembro e tem como alvo a imunização de jovens de 20 a 29 anos e o dia D será no dia 30, conforme relata Silvana Ray, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Rolândia.

 

 

Silvana ressalta que antes de aplicar a vacina, a carteira de vacinação do paciente é verificada e explica como funciona o esquema de imunização contra o sarampo:

 

 

A coordenadora reforça a importância da vacinação em todas as faixas etárias:

 

 

Caso de sarampo em Rolândia

Em agosto, Rolândia registrou o primeiro caso de sarampo após 25 anos sem nenhum registro da doença do município. O caso era de uma jovem de 29 anos que viajou entre Porto Seguro, na Bahia, e Guarulhos, em São Paulo, no final de julho.

De acordo com Silvana, a moça se recuperou sem nenhuma sequela e já retomou suas atividades normais.

 

 

Situação no Paraná

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na quinta-feira (17), o Paraná tem 157 casos confirmados de sarampo. Desses, 89 são de pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Outros 284 casos estão em investigação.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. A transmissão acontece quando o doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outras pessoas. A única forma de evitar o contágio é por meio da vacina.

Por Daiane Valentin

Foto ilustrativa

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Censo 2022: IBGE prorroga as inscrições de concursos para mais de 200 mil vagas

Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, do ‘Mais Você’, morre no Rio

Vacina brasileira contra covid poderá ser usada anualmente diz ministro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais