Um morador de Cambé teve a orelha esquerda dilacerada após ser atacado por dois cachorros da raça pitbull na noite do último sábado (28). Alexandre Felipe Vieira Quina, de 41 anos, é autônomo e voltava do trabalho quando sofreu o ataque. Segundo relatos de familiares, os cães são de uma residência vizinha à de Alexandre e o portão estava aberto quando o ataque aconteceu. A casa fica na rua Jan Remesik, 121, no Jardim Boa Vista.
A denúncia chegou à equipe de reportagem do Portal Cobra News ontem (29). Stephanie Cristine Quina Ribeiro, sobrinha da vítima, relata como foi o ataque:
A equipe da UPA entrou em contato com familiares do homem, para avisar sobre o ocorrido. Alexandre foi encaminhado para o Hospital Universitário de Londrina, onde fez uma tomografia e ficou internado até a manhã de domingo (29). Depois disso, ele foi encaminhado à UPA da leste oeste, onde profissionais entraram em contato com a Vigilância Sanitária de Cambé, que orientaram a vítima de que ele deve receber vacinas, inclusive a antirrábica e ir todos os dias na Unidade de Pronto Atendimento para trocar os curativos. Alexandre está na casa de uma irmã, pois o médico orientou que ele não voltasse para casa sozinho.
A médica recomendou que Alexandre fique afastado do trabalho durante 14 dias. O tempo ainda pode ser aumentado por conta de uma lesão grave na perna – um dos ferimentos na perna foi bastante grave e um nervo ficou exposto, sendo necessária a realização de uma sutura. Ele tem diabetes e os ferimentos podem demorar para cicatrizar. Segundo a família, Alexandre já estava com a saúde debilitada por conta de um descontrole da doença.
O homem, que trabalha como autônomo, ficou em uma situação difícil – sem poder trabalhar e tendo que comprar alguns medicamentos para tratar os ferimentos, que não são fornecidos pelo SUS. Além disso, ele corre riscos de ter infecções e ficar com sequelas por conta da lesão na orelha esquerda.
A família também relatou que, em uma outra ocasião, o cachorro de Alexandre já tinha sido atacado pelos cães. Segundo os relatos, os animais não são vacinados e aparentam não ser bem cuidados pelos donos, conforme relata a sobrinha de Alexandre.
A médica que prestou atendimento à vítima fez um laudo atestando que os ferimentos foram provocados pela mordida dos cães. Familiares acionaram a Polícia Militar, que orientou que um boletim de ocorrência deveria ser registrado na segunda-feira (30).
A família está indignada com toda a situação ocorrida e pede que o dono dos cachorros tome as devidas providências para evitar que outras vítimas sofram ataques.
Os donos pediram desculpas à vítima e afirmaram que vão arcar com todas as despesas do tratamento de Alexandre.
Reportagem: Daiane Valentin
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930