O Paraná teve um saldo positivo de 8.726 novas vagas formais de trabalho no mês passado, chegando à marca de 49.704 empregos no acumulado do ano. Os números consolidam o Estado como um dos principais polos empregadores do País neste ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados ontem (25).
As informações liberadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostram que o Paraná liderou a criação de postos de trabalho no Sul do País no mês passado, ficando à frente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O resultado é o terceiro melhor do ano e os setores que mais empregaram foram serviços, comércio, indústria e construção civil. Na agropecuária e no serviço público houve redução.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a administração estadual está reforçando as ações para ampliar as oportunidades de emprego no Paraná. Ele destaca o trabalho de atração de novos investimentos industriais e medidas para descomplicar a vida de quem quer empreender.
O Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ressaltou as iniciativas de qualificação da mão de obra por meio das Agências do Trabalhador.
A economista do Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinsk, destaca a retomada da criação de empregos por parte da indústria, com 1.682 vagas, como um dos grandes fatores para se comemorar no resultado do mês passado. Ela acrescenta, ainda, o bom momento do comércio varejista, que começa a se aquecer para as festas de fim de ano.
O resultado do mês passado manteve Curitiba no topo do ranking estadual na geração de empregos. A capital abriu 2.038 vagas, seguida por São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, todos municípios na Região Metropolitana de Curitiba, e também por Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Os dados de emprego reforçam os índices alcançados pela Junta Comercial do Paraná, que registrou a abertura de 129.728 novas empresas nos primeiros oito meses deste ano.
O Brasil teve saldo positivo no emprego formal pelo quinto mês seguido. No acumulado do ano, foram criados mais de 593 mil novos postos, com variação positiva de 1,55%.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Gilson Abreu/AEN
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930