O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Primavera de 2019 deve ter menos chuvas do que o normal, diz Inmet

A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano, na maior parte do pais. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.

Tradicionalmente, a primavera é um período de transição entre a estação mais seca e a mais chuvosa na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão uma exceção neste início de primavera, pois deverão receber uma frente fria vindo da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. Também os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul serão impactados, mas com menor intensidade.

De qualquer forma, partes do Sul e do Sudeste começam a primavera ainda com cara de inverno. Mas, na maior parte do país, o inverno se despede já com cara de primavera.

Na região Sul, a previsão é de que os padrões de chuva fiquem dentro do normal, mas frentes frias e áreas de instabilidade devem fazer com que os três estados da região tenham momentos de chuva um pouco mais volumosas que o normal. “Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante”, diz o Inmet.

Informações do G1

Foto: Daiane Valentin

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prazo para pagar inscrição do Enem 2020 encerra nesta quarta-feira

Câmara aprova projeto que muda regras do ICMS para tentar reduzir preços dos combustíveis

2,6 milhões de títulos de eleitores estão irregulares, segundo TSE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais