O Portal do Norte do Paraná
Região

Moradores de Bela Vista vão pedalar até Aparecida para ajudar Hospital do Câncer

Mais de 700 km separam Bela Vista do Paraíso, no Paraná, de Aparecida, em São Paulo. De carro, sem parar, seriam mais de 9 horas de viagem. Mas três amigos bela-vistenses, guiados pela fé católica, resolveram fazer esse trajeto de bicicleta. Segundo eles, uma forma de agradecer à santa padroeira do Brasil e pagar uma promessa.

Durante os preparativos, surgiu a ideia de aproveitar a ação para ajudar o Hospital do Câncer de Londrina. É a campanha “Pedal pela Vida”. Qualquer interessado em contribuir pode “comprar” quilômetros do percurso, seja pessoalmente ou através de depósito bancário. Cada km tem o valor de R$ 5. Os custos da viagem serão pagos pelos três participantes, de forma que todo o dinheiro da campanha será revertido para o hospital, com transparência e prestação de contas.

Peregrinação

O eletricista Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, de 49 anos, conhece bem o caminho da peregrinação. No ano passado, ele foi sozinho até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em uma caminhada de 773 km que durou 20 dias. Agora, ele vai pedalar na companhia do balconista Antônio Travaini, de 53 anos, e do pedreiro Claudenir Sussai, de 50 anos.

Não se pode dizer que sejam três experientes no ‘pedal’. Foi só depois de decidir fazer o percurso que eles compraram bicicletas e passaram a pedalar com alguma frequência. A exceção é Travaini, que já pedalava até o trabalho há algum tempo. Mas nenhum deles encarou uma distância tão grande.

A primeira etapa do percurso está definida. Eles vão sair na madrugada de quinta-feira, três de outubro. De Bela Vista para Sertanópolis, Sertaneja, Leópolis, Cornélio Procópio, Santa Mariana e Bandeirantes. Fica ali a primeira parada programada: o Santuário São Miguel Arcanjo. Destino conhecido, já que os três foram até lá de bicicleta, em julho deste ano.

Outro destino previsto é o Santuário da Mãe Peregrina, em Atibaia, já no estado de São Paulo. Porém, assim como no ano passado, a maior parte da viagem não está prevista. “Só o primeiro dia já está certo. Nos outros, vai ser onde Deus abençoar de a gente posar”, afirmam.

Dessa vez, um carro deve acompanhar os três ciclistas, levando equipamentos, barracas e comida. A expectativa, se tudo der certo, é chegar no destino final no sábado, 12 de outubro, dia da padroeira, e retornar no domingo (13) . Enquanto preparam a viagem, eles já pensam nas próximas. “Agora, até quando Deus me chamar, eu vou todo ano”, garante Salgadinho.

Pedal pela vida

Foi durante o planejamento da viagem que surgiu a ideia de aproveitar a peregrinação para fazer algo em prol do hospital do Câncer. A campanha vai funcionar da seguinte forma: os familiares dos três ciclistas estarão “vendendo” a quilometragem do percurso. Tudo será anotado em planilhas e o dinheiro, depositado em uma conta bancária que está vazia. Quem não puder comprar dos familiares, mas ainda assim quiser ajudar, pode utilizar o depósito bancário. Veja os dados:

Banco do Brasil
Agência: 0664-5
Conta: 6544-7
Variação: 51
Nome: Antônio Travaini

Depois que a campanha for encerrada, os extratos e planilhas serão disponibilizados para fins de transparência. O dinheiro será transferido para o Hospital do Câncer de Londrina, enquanto uma entrega simbólica será feita para registrar a doação. Mais informações podem ser obtidas com a Cida Salgado pelo telefone 43 99648-1179.

Diário da peregrinação

Os leitores do TELÉGRAFO poderão acompanhar a viagem e, à distância, participar da peregrinação. O blog Pedal Pela Vida vai trazer fotos, vídeos e os relatos dos ciclistas. Será uma espécie de diário on-line.

Via Telégrafo Online

Foto: Divulgação

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Bebê nasce em ambulância e é atendido pela equipe da UBS de São Martinho

Cobra News (User)

Fatalidade; jovem morre após sofrer infarto em boate de Londrina

Dez de Dezembro é parcialmente interditada em frente à rodoviária de Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais